quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

eleições que não terminam

Não sei quais foram as intenções do(s) criador(es) deste site - e confesso que intenção, em se tratando de discursos midiáticos, é um aspecto que não costuma me interessar tanto -  mas eu não posso deixar de ver com simpatia o deboche presente nas imagens do Fashion Dilma. A ideia me parece uma maneira muito bem humorada de explorar o absurdo que foi, durante a campanha presidencial, as considerações cosméticas e fashionistas em torno da então candidata. A própria união via photoshop dessas duas instâncias - o mundo da moda e a presidenta eleita -  já serve pra assinalar o despropósito da aproximação.

Claro que alguém pode vir falar que não deixa de ser mais uma piadinha infame que se vale dos estereótipos da futilidade pra minar a imagem da mulher na política, mas seria estreito ver apenas dessa forma. E mesmo que tenham surgido como tentativa de ridicularizá-la, as montagens se prestam muito bem a um outro tipo de apropriação.

Não custa lembrar que a imagem mais importante da campanha - a versão estilizada da fotografia da "guerrilheira" - veio inicialmente vinculada a um ataque desastroso e acabou sendo ressignificada. Um pouco nesse sentido, acho que Fashion Dilma pode ser visto também como fina ironia.

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